PPP (resumo)

GOVERNO DO ESTADO DA PARAIBA
Prefeitura Municipal de Patos
Secretaria de Educação

Projeto Político Pedagógico

¨ Em busca de uma gestão democrática ¨

Prefeito Constitucional
Nabor Wanderley da Nóbrega Filho

Secretário da Educação
José Francisco de Sousa

Gestoras:
Edna Lucia Batista Leite
Jussara Pereira de Souza

Elaboração:
Corpo Docente
Funcionário
Direção
Pais
Alunos

IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA


A Escola Municipal de Ensino Fundamental Nelita Nóbrega Queiroz, situada à Rua Manoel Meira, S/N, bairro do Jatobá, Patos – Pb, construída no Governo do Sr. Prefeito Dr.Rivaldo Medeiros através da Resolução 1595/86 e do Ato de Reconhecimento 30/04/1986.

A referida Escola dispõe de uma infra-estrutura física insatisfatória. Entretanto dispomos de quatro (04) salas de aula, (01) direção-secretaria, (01) sala dos professores conjugada à biblioteca, almoxarifado, depósito de lixo e carteiras quebradas, cozinha, três banheiros, sendo dois para os alunos e outro para professores e funcionários, pátio sem cobertura dificultando a realização de atividades sócio-culturais e práticas esportivas, prejudicando assim o bom desempenho das atividades educativas.

No tocante aos recursos humanos a Escola atende a uma clientela de 302 alunos e funciona nos três turnos proporcionando a Educação Infantil, o Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos -2º segmento.

Dispõe de um quadro funcional de vinte e três (23) funcionários assim especificados: uma (01) gestora administrativa, uma (01) diretora adjunta, cinco (05) auxiliares de serviços, uma (01) professora da Educação Infantil, seis (06) professoras do Ensino Fundamental, seis (06) professores do EJA, uma (1) professora de correção de fluxo ( ACELERA) e dois(02) vigilantes(matutino e noturno).

Em relação a equipamento, a escola dispõe de um acervo mínimo: duas TV´s, dois DVD’s , um Kit da TV Escola,(02) microfone, (01) caixa de som amplificada, (01) Kit de Informática contendo (01) computador, (01) Data show, notbook, 2 microsister,adiquirido com recursos do PDE.

A Entidade Mantedora desta instituição é a Prefeitura Municipal de Patos.

APRESENTAÇÃO


Reconhecendo a necessidade das escolas inteirarem-se da atual política educacional brasileira, voltada para a implantação e ampliação do Ensino Fundamental de oito para nove anos de duração, especificamente para a melhoria do processo ensino-aprendizagem, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Nelita Nóbrega Queiroz, elaborou seu Projeto Político Pedagógico visando transformar e assegurar todas as crianças um tempo mais longo de convívio escolar e com isso maiores oportunidades de aprendizagem.

Foram definidas neste projeto, diretrizes que nortearão as ações da escola, almejando à concretização de um trabalho Político Pedagógico e Administrativo, transparente em suas especificidades, que possibilite a sistematização e o desenvolvimento de um currículo que fortaleça as competências pedagógicas dos que trabalham na escola e, conseqüentemente, favoreça a aprendizagem dos discentes.

O projeto foi elaborado mediante a participação de todos os segmentos escolar, objetivando o crescimento de todos por meio da convivência da prática educativa e do exercício da cidadania democrática.

Para a legitimidade e a efetividade desse Projeto político Pedagógico (P.P.P), são portanto, necessárias ações formativas da opinião pública, condições pedagógicas, administrativas, financeiras, materiais e recursos humanos, bem como, o envolvimento e o comprometimento dos gestores, educadores, alunos, funcionários, pais e comunidade que possibilitarão o alcance do que foi proposto, formando um todo sintonizado com as expectativas da instituição.

MARCOS

• SITUACIONAL

Após um estudo e reflexões sobre a realidade vivida pela Comunidade Escolar, buscamos meios de alcançar o ideal de vida em sociedade. Elaboramos a partir deste pensamento o nosso Projeto Político Pedagógico, que tem como eixo “Qualidade de vida: saúde do ser humano em todas as suas dimensões”.

Percebemos a falta de respeito entre as pessoas, bem como o descaso aos valores éticos que fazem a grande diferença no relacionamento humano.

Temos como base e princípio norteador o Respeito Mútuo, a Solidariedade e o Amor. Resolver conflitos e buscar o entendimento é o que vai construir um ambiente mais agradável.

Melhorar a qualidade do ensino, buscar adaptabilidade do que se ensina com a vida, oferecer aos professores formação continuada, garantia do espaço para discussões e reflexões sobre sua prática.

Buscamos através de temas geradores trabalhados interdisciplinarmente, propondo aulas passeios, visitas e outras experiências que vão acrescentar a dinâmica escolar.

Acreditamos que dando ênfase às experiências dos alunos, suas vivências, oportunizando a todos, momentos de discussão, reflexão e busca de soluções, conseguiremos transformar a realidade social em que vivemos e com isso fazer de nossos alunos cidadãos conscientes de seus papéis.

• REFERENCIAL

Sendo o marco referencial a expressão do rumo que a escola escolhe para seguir, do horizonte que tem em relação à formação de seus educandos, fundamentada em aspectos filosóficos, biopsicológicos, e pedagógicos, a nossa instituição pretende definir e referenciar a ação educativa de todos, de modo que a comunidade perceba a essência da existência desta unidade escolar. Nesta perspectiva esta Proposta Política Pedagógica terá a duração prevista de 4 ( quatro) anos, sofrendo avaliação periódica, alterando, acrescentando e/ou suprimindo aspectos que apareçam através do diagnóstico das necessidades da comunidade escolar., considerando questões prementes ao trabalho ao qual se pretende realizar, tais como:

• O que fundamenta o nosso querer enquanto escola?

• Em que medida podemos colaborar na construção do homem novo : ético, solidário, investigador, proativo, ecológico, pazeador, crítico, dialógico - que a sociedade atual necessita?

VALORES


EXCELÊNCIA: Buscamos incessantemente a qualidade em tudo que fazer em nossa escola.
RESPEITO – respeitamos a dignidade e os direitos de cada pessoa em nossa escola.
ÉTICA – trabalhamos com elevado senso de compromisso, seriedade e respeito em todas as nossas ações.
IGUALDADE – tratamos com equidade nossos alunos e colaboradores, respeitando as necessidades e capacidades de cada um.

MISSÃO

Nossa missão é contribuir para a melhoria das condições educacionais da população assegurados a universidades e qualidade na prestação dos serviços, visando a busca constante da excelência nos serviços prestados.

VISÃO DO FUTURO

Seremos uma escola voltada para a qualidade no ensino almejando alcançar os objetivos propostos neste documento, além de enfocar os valores e a missão aqui definidos, atendendo, porém, a todos os que necessitam de nossos serviços.

OBJETIVOS

• Melhorar a qualidade do processo ensino e aprendizagem;
• Diminuir o índice de evasão e repetência;
• Promover a integração escola-família- comunidade.

POLÍTICA E ESTRATÉGIAS

• Realizar atividades sócias culturais;
• Promover formação continuada para a equipe docente;
• Desenvolver estudos pedagógicos;
• Oferecer atividade de reforço nas disciplinas consideradas críticas;
• Sensibilizar a família quanto ao acompanhamento pedagógico nas atividades diárias;
• Promover encontros entre família-escola-comunidade;
• Oportunizar momentos de palestras no âmbito escolar;

CONCEPÇÃO DE GESTÃO

A gestão democrática da escola pública tem sido um dos desafios destes tempos pós-LDB. O horizonte desse conceito de gestão é o da construção da cidadania que inclui a noção de autonomia, participação, construção partilhada, pensamento crítico em oposição à idéia de subalternidade, mas envolve, também, a de responsabilidade, prestação de contas, bem comum, espaço público. Na gestão democrática, a ideologia da burocracia como um fim em si mesma é substituída pela de organização que tem a finalidade de levar a escola a desempenhar com êxito o seu papel. A questão da administração competente da escola pública, sem dúvida, está articulada com a competência técnica, humana e política, que vai assegurar uma adequada percepção da realidade concreta que cerca a escola.

Uma escola democrática é aquela que por entender o seu caráter político, ultrapassa práticas sociais alicerçadas na exclusão, na discriminação, na apartação social que inviabilizam a construção do conhecimento; por perceber a dimensão humana do processo ensino-aprendizagem, aposta no crescimento pessoal, interpessoal e intragrupal, vinculado às relações sócio-históricas em que se dá esse processo; por considerar que o fato de administrar uma escola tem uma dimensão técnica, preocupa-se em organizar, numa ação racional, intencional e sistemática, as condições que melhor propiciem a realização de sua finalidade, lembrando sempre que este aspecto não é neutro nem apenas instrumental. Quando todas essas dimensões se articulam, eleger o/a diretor/a da escola, buscar a participação mais expressiva de professores e professoras, pessoal de apoio administrativo, pais, mães, responsáveis, alunos e alunas no cotidiano da escola e oferecer à população educação de qualidade, que é direito de todos, é algo que se constrói na própria dinâmica do processo.

A gestão da escola pública passa, necessariamente, pelo entendimento de que administrar uma escola é possibilitar que crianças e jovens, de quaisquer camadas sociais, se apropriem do conhecimento e construam valores e que isso só ocorrerá se ela se organizar pedagogicamente para isso.

Para realizá-la e para que não seja destituída de sentido, a gestão do processo educacional tem que entender-se, sobretudo, como participante de um processo maior, que é o de tornar o ensino financiado pelo Estado um ensino efetivamente público, superando práticas de privatização da escola pública que é, afinal, de toda a população.

Além disso, é preciso o entendimento de que para se tornar um instrumento de "controle democrático" do Estado, a serviço da educação, a escola, enquanto instituição social, tem que se preocupar com o que o Professor Pedro Demo chama de "qualidade política", isto é, com a superação da qualidade formal . Diz ele que “educação não pode se bastar com qualidade formal,porque seu signo mais profundo é a qualidade política, que é fim. (Demo, 1997)

PERFIL DO FUNCIONÁRIO.


Nossa escola é composta por uma equipe de funcionários eclética, sendo: uma diretora pos-graduada em psicopedagogia, diretora adjunta, graduanda em Pedagogia, quatorze professores que atendem do Ensino Infantil ao Telecurso – EJA, dentre esse nove são graduados e pós-graduados, quatro apenas com o magistério do Ensino Médio. Os demais funcionários, são: dois vigilantes, com ensino fundamental, seis auxiliares de serviço, sendo cinco com ensino fundamental e uma graduada em pedagogia.

AVALIAÇÃO DE ENSINO E APRENDIZAGEM


A avaliação precisa ser vista como um meio de fornecer informações sobre o caminhar do processo educativo, e não ser apenas o resultado desse processo.

Partindo desta concepção, avaliaremos não somente os resultados finais do Projeto Político Pedagógico, mas também a sua evolução e o percurso construído nos seus diferentes momentos, já que compreendemos a avaliação como parte integrante das ações humanas e em especial, das ações educativas.

A avaliação acontecerá sempre observando as seguintes perguntas facilitadoras:

• Que mudanças o projeto provocou na escola?
• Melhorou a comunicação na escola?
• Fortalecer o trabalho coletivo na escola?

Será levado em conta de seus participantes uma atitude crítica e reflexiva sobre as manifestações verificadas, tendo como parâmetros os objetivos alcançados. Para tanto, procuraremos avaliar em linhas gerais:

• Os alunos estão progredindo na sua aprendizagem;
• Estão freqüentando regularmente as aulas;
• Estão mais orientados e atendidos em suas necessidades de aprendizagem;
• A mini-biblioteca está mais equipada e os alunos mais interessados em ler;
• Os pais estão participando mais;
• Melhoraram as relações entre escola e a comunidade;
• O diretor da escola está recebendo apoio em sua gestão;
• Os professores estão recebendo apoio da gestão em exercício para o melhor desenvolvimento de suas atividades;
• Cada profissional da escola esta aperfeiçoando seu trabalho;
• As condições gerais da escola melhoraram;
• As necessidades básicas da escola foram supridas;
• Que sugestão (ões) têm a oferecer para melhorarmos mais.

PLANO DE AÇÃO


METAS

• Integração entre equipe técnico-administrativo-pedagógico da escola e demais funcionários;

• Relacionamento favorável entre escola-família-comunidade;
• Fortalecimento de uma prática pedagógica voltada para a transformação social;
• Resgate da auto-estima da comunidade escolar: professor-aluno;
• Modernização e ampliação do acervo da biblioteca da escola;
• Abordagem dos conteúdos de forma contextualizada.
• Projeto Mediadores da Leitura
• Projeto Meio Ambiente: “Consciência e ação ao Meio Ambiente”.
.  Incorporar “Planos de Ação do PDE”
• Elevar o desempenho acadêmico dos alunos
• Melhorar as práticas pedagógicas da escola
• Formatar parcerias com outras secretarias, ONGs, instituições e a própria comunidade a qual a escola está inserida.

AÇÕES

• Reuniões administrativo-pedagógicas.

• Realização de atividades sócio-culturais;
• Reuniões de pais e mestres.
• Avaliação contínua da execução do Projeto Político Pedagógico;
• Realização de atividades diversas e reflexivas;
• Estabelecimento de parcerias com entidades diversas da sociedade;
• Construção de situações novas, que envolvam novas aprendizagens.
• Monitoramento de Alunos ( solidários ) alfabetizando pais não alfabetizados, sob a orientação dos professores e direção escolar.
. Formação de equipes de proteção ao ambiente escolar, visita a comunidade, conscientizando sobre os problemas ambientais existentes.
• Capacitar os professores do ensino fundamental e das disciplinas consideradas críticas;
.  Desenvolver projetos educativos especialmente de leitura e de escrita.
• Implantar sistema de recuperação paralela para os alunos que apresentam dificuldades durante o processo de aprendizagem.
• Promover formação de leitores na escola;
• Promover encontros pedagógicos e estudos em grupos com os docentes.
• Adotar estratégias de ensino diferenciadas e inovadoras e criativas;
• Implantação do “Mais Educação”;
• Saúde na escola.